sábado, 5 de junho de 2010

A Importância da Dieta

A Dieta é um aliado no tratamento da doença renal nos seus diversos estágios.

No tratamento hemodialítico colabora na melhora e/ou manutenção da saúde do paciente.

Ao seguir as recomendações Nutricionais, o paciente está evitando/poupando que seu organismo seja acometido de outras doenças.

As recomendações nutricionais baseiam-se principalmente na restrição de potássio, fósforo, sal e líquidos.

O que acontece quando consumo alimentos com sal?

O sal que usamos para temperar alimentos é o cloreto de sódio. O sódio também está presente na natureza em vários alimentos.

Ele é responsável pelo acumulo de líquido (edema), aumento da pressão arterial, maior esforço cardíaco principalmente em pacientes que NÃO respeitam a restrição hídrica e teor de sódio pré estabelecidos.
Como diminuir o teor de sódio da minha comida?
Primeiro pense nas consequências da má adesão, o que é melhor para mim?
Depois retire da despensa todos os temperos prontos (sachês, cubos, shoyu, molho inglês, ketchup, mostarda....) e alimentos processados (hamburguer, salsicha, linguiça, nugets), enlatados, conservas, sopas prontas, macarrão instantâneo, peixes e carnes defumadas, embutidos ( salame, presunto, mortadela, queijos salgados), bolachas recheadas, tipo aperitivo, salgadinhos.


PARABÉNS, DEU O PRIMEIRO PASSO


Use temperos naturais como a salsinha, cebolinha, coentro, alho, cebola, pimenta do reino, curry, noz moscada. Não é só colocar e cozinhar, para que o tempero fixe melhor o alimento deve ficar pelo menos meia hora marinando.

Outra maneira é preparar uma carne e fazer um buquê de temperos (buquê Garni), por exemplo pode usar sálvia, salsinha, cebolinha amarrar com barbante e colocar na panela, deixe cozinhar e retire antes de servir.

O sal deve ser consumido de forma restrita, a quantidade não deve ser superior a 3 gramas/dia, portanto 1 grama no almoço e outra no jantar são suficientes.
Uma tampinha de caneta BIC equivale a medida de 1 grama de sal.


NÃO use sal light, pois contem potássio na composição.


Como saber a quantidade de líquido que posso beber?
Deve colher o volume de urina de 24 horas. Se você iniciou a coleta no sábado as 8 da manhã deve terminar a coleta no domingo as 8 da manhã também.
O total de líquidos que podem ser consumidos em 24 horas é a soma do volume de urina mais 500 ml (1/2 litro), assim se você urinou 600 ml em 24 horas deve somar 500 ml. No total pode consumir 1100 ml/ dia.
Lembre-se água, leite, suco, gelatina, melancia...tudo isso é considerado líquido.
Ganho de peso entre as diálises: Até 5 % do peso seco (pode variar de acordo com o estado clínico do paciente).

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário