quinta-feira, 29 de julho de 2010

Serviço de Psicologia

Ao iniciar o programa de diálise, o indivíduo portador de Doença Renal Crônica pode enfrentar questões de ordem emocional. Saber lidar com estes novos sentimentos é imprescindível para uma melhor adaptação e harmonia no seu dia-a-dia. Algumas dicas o ajudarão nesse momento.
Quando nos depararmos com uma situação nova, a falta de informação pode gerar insegurança, portanto o primeiro passo é a compreensão da doença renal e suas opções de tratamento. Visitar uma unidade de diálise para familiarizar-se com ela é muito importante! Esclarecer todas as dúvidas a respeito do tratamento, medicações e rotina também é essencial nessa etapa.
Manter uma comunicação clara com a equipe de saúde contribuirá para uma diálise tranquila e eficiente.
Chegou o momento de iniciar sua diálise. Você perceberá logo nas primeiras sessões a diminuição dos sintomas relacionados à uremia (náuseas, vômitos) e consequentemente uma melhora no seu estado geral. Aproveite este estado e use-o como modelo para as outras sessões. Não alimente sentimentos de desânimo e desesperança. Problemas com acesso vascular e anemia podem surgir, mas serão resolvidos. Lembre-se nesse momento dos benefícios que seu tratamento oferece e mantenha o otimismo! Ao superar estes problemas você poderá usufruir os benefícios do seu tratamento com plenitude.
Sensação de desânimo na maior parte do dia, diminuição do interesse pelas atividades diárias, aumento ou diminuição do apetite, alteração do sono, decréscimo da concentração por mais de duas semanas, podem estar associados com uma doença chamada depressão. Avise seu médico e a psicóloga do serviço para ser realizada uma avaliação psicodiagnóstica e assim, iniciar o tratamento adequado.
As modalidades dialíticas requerem que você inicie uma nova rotina em sua vida, mas é imprescindível não deixar a doença dominá-lo. Exercer alguma atividade profissional (caso não exija esforço demasiado), manter as atividades sociais, como visitar família, amigos, grupos, são muito importantes para a sua auto-estima. Ficar isolado em casa só dificultará seu cotidiano.
Outra dica importante - atividade física proporciona bem estar tanto para a mente quanto para o corpo. Manter exercício físico regular oferece mais energia para o trabalho, diminuição do estresse, relacionamentos interpessoais e recreações. Converse com seu médico, pois é o profissional apto para orientar quanto ao melhor programa de exercícios conforme seu caso.
Superando as mudanças, se adaptando a nova rotina, você poderá usufruir sua vida de forma plena e feliz!
Maria Carolina Nami Cruz
CRP: 06/66414

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário